Oftalmologista Dr. Matheus Sticca
Quase todas as pessoas que trabalham com solda já tiveram, pelo menos uma vez na vida, os olhos queimados por soldar sem máscara.
O incômodo não começa imediatamente após a soldagem, mas sim durante a noite, horas após a exposição.
Os olhos ficam ardendo, como se tivessem areia, lacrimejando e a visão fica embaçada.
A ardência é tão intensa que a pessoa mal consegue dormir.
Além da irritação, os pacientes podem sentir intolerância à luz e ver halos em volta das luzes.
O QUE É A FOTOCERATITE?
Isso acontece porque, após algumas horas de exposição, o epitélio da córnea, que é sua camada mais superficial, pode descamar, piorando os sintomas e aumentando o risco de complicações.
A queimadura por solda também é chamada de fotoceratite ou ceratite fotoelétrica e ocorre quando o olho é exposto diretamente aos raios ultravioleta, danificando a superfície ocular.
As lesões por solda são as mais conhecidas causadas pela irradiação ultravioleta, mas outras situações podem causar fotoceratite, como olhar diretamente para um eclipse solar, utilizar lâmpadas de bronzeamento e estar exposto à luz solar refletida na areia, água, gelo e neve.
TRATAMENTO
O tratamento varia de acordo com a gravidade do quadro e pode incluir oclusão do olho, uso de colírios antibióticos, anti-inflamatórios e lubrificantes. Em algumas situações, utilizamos lentes de contato terapêuticas para aliviar os sintomas.
Medidas de prevenção incluem o uso de óculos de proteção e evitar exposição solar direta em casos de exposição solar.
É importante procurar um oftalmologista, pois a lesão pode ser extensa e o paciente corre o risco de desenvolver uma infecção ou uma cicatriz que prejudique a sua visão.
E nunca, nunca se automedique com o uso de colírio anestésico! Além de ser proibida a sua venda sem prescrição médica, ele é tóxico para a superfície ocular e pode causar danos irreversíveis à visão quando usado de forma inadequada.
Artigo escrito por Dr. Matheus Sticca, atualizado em 2023. Proibida a reprodução parcial ou total sem autorização. Contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui avaliação oftalmológica.