Oftalmologista Dr. Matheus Sticca

Canaliculite

A canaliculite é a inflamação dos canais de drenagem da lágrima, chamados canalículos lacrimais.

Essa condição pode ser a causa de conjuntivite crônica unilateral não diagnosticada.

Embora seja mais comum em adultos, quadros crônicos recorrentes em crianças podem ocorrer devido à obstrução crônica do canal nasolacrimal.

Os pacientes apresentam quadros unilaterais de secreção e conjuntivite no canto interno do olho, apesar de já terem usado antibióticos diversas vezes e passado por avaliação com vários médicos diferentes.

A doença é quase sempre unilateral e o olho fica vermelho e irritado devido ao processo infeccioso em si e/ou à estase da lágrima, que é rica em proteínas e pode ser contaminada por bactérias.

O diagnóstico é feito pela presença de vermelhidão na região próxima ao canalículo, lacrimejamento por transbordamento (epífora) e saída de secreção purulenta quando se faz pressão na área do canalículo.

O tratamento é realizado com antibióticos colírios e/ou sistêmicos.

Em alguns casos crônicos, pode ser necessária a drenagem cirúrgica do canalículo.

Com o tratamento adequado, em cerca de 7 dias, o paciente já apresenta melhora, o que é gratificante tanto para o paciente quanto para o médico.

Artigo escrito por Dr. Matheus Sticca, atualizado em 2023. Proibida a reprodução parcial ou total sem autorização. Contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui avaliação oftalmológica.