Oftalmologista Dr. Matheus Sticca
ATENÇÃO: saiba quais são os casos suspeitos de gravidade para evitar qualquer prejuízos à sua visão.
CUIDADO: Perda da visão e dor intensa podem indicar doenças mais graves!
O olho vermelho é um achado frequente na oftalmologia e pode ter inúmeras causas.
É importante buscar atendimento rapidamente, pois algumas causas podem levar a perda severa ou irreversível da visão.
A maioria dos casos de olhos vermelhos é benigna e as doenças são autolimitadas, como conjuntivite e hemorragia conjuntival.
As doenças menos graves e aquelas que ameaçam a visão podem se apresentar de forma muito semelhante.
Alguns sinais de alerta podem indicar um potencial risco a visão no olho vermelho, tais como:
A vermelhidão mais difusa, poupando a região próxima da córnea, é conhecida como injeção conjuntival e, na maioria dos casos, é menos grave.
Quando os vasos sanguíneos estão dilatados na região ao redor da córnea (injeção ciliar), pode ser um indicativo de inflamação intraocular ou da córnea, geralmente mais graves.
Outros fatores relevantes incluem:
O exame oftalmológico deve ser completo para pesquisar a causa, fazer o diagnóstico adequado e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
São consideradas urgências quando ocorre perda da visão e dor intensa; ou nos casos de queimaduras ou suspeita de perfuração ocular, glaucoma agudo e úlceras de córnea.
Abaixo, segue uma lista de diversas doenças oculares que podem causar olho vermelho.
Clique em algumas delas para obter mais informações sobre a doença e os sinais de alerta associados:
RESUMO
Os principais objetivos no diagnóstico e tratamento do olho vermelho são identificar precocemente uma possível associação com doença sistêmica subclínica, como nos casos de doenças oculares secundárias ao reumatismo, e intervir a tempo de evitar a perda severa ou irreversível da visão.
A maioria dos casos tem caráter benigno e afeta pacientes com doenças autolimitadas, sem deixarem sequelas.
Apesar de parecerem semelhantes inicialmente, é importante diferenciar entre doenças menos graves e mais graves, e existem sintomas e sinais que podem indicar um potencial risco à visão no olho vermelho.
O exame oftalmológico, juntamente com exames complementares, pode definir o diagnóstico, o qual orientará o tratamento para cada caso.
Artigo escrito por Dr. Matheus Sticca, atualizado em 2023. Proibida a reprodução parcial ou total sem autorização. Contém apenas informações gerais sobre doenças oculares e não substitui avaliação oftalmológica.